sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ford apresenta um cinto de segurança bem diferente dos que estamos acostumados a ver.

Eles começaram no volante e depois passaram também para o painel do carro. Em seguida migraram para a lateral e depois para os vidros, em formato de cortina. De quem estamos falando? Dos airbags é claro.

Atualmente, as montadoras tem colocado eles em todos os lugares nos veículos, volante, painel, lateral, vidros (cortina), joelhos, lateral traseiro, cortina traseiro... Aonde falta colocá-los para proteger nossos frágeis corpos, quando metal encontra metal em uma batida de carro? A Ford tem a resposta: Nos cintos de segurança.
Isso mesmo, você não leu errado, airbag nos cintos de segurança! A Ford é a primeira montadora a apresentar cintos de segurança infláveis. Estes cintos foram desenvolvidos inicialmente para os passageiros dos bancos traseiros, afinal, os passageiros que vão na frente, já possuem uma infinidade de airbags disponíveis.

No caso de uma colisão frontal ou lateral, os cintos traseiros se inflam sobre o peito do passageiro em 40 milisegundos. Uma vez inflado, o cinto com airbag cobre uma superfície 5 vezes maior do que um cinto de segurança comum, o que ajuda a distribuir melhor as forças de uma colisão.

Os cintos infláveis da Ford utilizam gás comprimido, ao contrário da maioria dos airbags, que utilizam reações químicas ou até pólvora para "estourarem". São diferentes pois pelo fato de já estarem encostados no corpo do passageiro, podem abrir mais lentamente e com menor pressão e impacto.

A Ford já vem desenvolvendo este projeto desde 2006, e finalmente parece que agora vai ser colocado em prática na nova Ford Exlorer. A data exata de lançamento e o modelo que irá inaugurar esta tecnologia, ainda é expeculação, mas a Ford garante que já terminou suas pesquisas e que o cinto inflável é viável e logo logo estará em um modelo 2010 de sua linha de veículos.
http://msn.techguru.com.br/post.aspx?cod=5397

Um comentário:

  1. A aparência não é muito bonita, mas o importante é que traga mais segurança.
    Bjoca.

    ResponderExcluir