quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ecotricidade: Energia Solar

Leia Tudo
Primeiro eram comuns em calculadoras, depois  se tornaram mais familiares ao invadir o teto de algumas casas, e, atualmente o desafio é transformar a energia captada pelos painéis solares (compostos por Células Fotoelétricas) em energia elétrica de uma forma simples e economicamente viável para movimentar, carros, motos e até aviões.
Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do Sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.
Os principais tipos de células fotoelétricas são feitos com Silício Cristalino e Amorfo, CIGS, Arseneto de Gálio ou Telureto de Cádmio – compostos raros, o que eleva o valor dos artefatos.
As principais vantagens da energia solar é que: Não polui durante seu uso e a poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável; As centrais necessitam de manutenção mínima;  A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso eliminando a perda nas linhas de transmissão.
O problema está na variação da produção em virtude das condições atmosféricas adversas (chuva, neve…). Altos valores dos painéis solares também dificultam o uso desta energia (apesar dos custos estarem caindo gradativamente). E como a noite não tem sol, a energia captada durante o dia deve ser armazenada em baterias.
aviao-solar
Projeto de Avião espião que pode ficar até 5 anos sem pousar, movido a energia solar.
Creio que a energia solar pode ser usada como complemento para as fontes atuais (assim como nos carros híbridos), diminuindo o uso das energias hidrelétrica e principalmente da termoelétrica – a carvão – para reduzir a emissão de CO2.

Sol na prática

No Brasil energia solar é usada principalmente em aquecedores de água residenciais, que diminuem a energia elétrica e gás natural no chuveiro e torneiras elétricas. Na austrália um projeto com painéis solares e uma central torre de 1km de altura (foto abaixo) que usará o ar quente produzido para girar turbinas enquanto sobre pela torre, vai produzir energia suficiente para abastecer 45mil residências. Entre os maiores produtores estão Portugal, Japão, EUA e Alemanha.
torrehttp://supercomentario.com.br/2009/11/20/ecotricidade-energia-solar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário