Acha sua internet lenta? Pois olha só essa. Revoltada com a lentidão da conexão da Telkom South Afrika, a empresa de tecnologia sul-africana Unlimited IT decidiu testar: será que um pombo-correio com um cartão de memória amarrado na perna é mais rápido do que um download entre computadores das cidades de Howick e Durban?
Adivinhe... Ele foi.
Tudo bem, era um pombo especializado em corridas (sim, isso existe). Winston, como o pássaro é chamado, planou por cerca de 1h e oito minutos e entregou de forma segura o arquivo de 4GB. No total, saindo de uma empresa e chegando na outra, passaram-se 3h.
No mesmo período de tempo, a transferência pela Telkom havia completado apenas 4% do download (!). E a distância, segundo a Unlimited IT, poderia ser bem maior se o pombo não tivesse enfrentando 'condições adversas' de vôo, como chuva e ventos fortes.
"Quando chove, um download desses demora cerca de dois dias. Começamos a procurar alternativas e descobrimos que pombos de corrida poderiam fazer esse trabalho de forma mais rápida", disse Kevin Rolfe, diretor da empresa, ao Daily Mail.
ATUALIZAÇÃO: 19h30
A equipe do Link fez alguns cálculos aproximados e descobriu que a internet brasileira não anda muito melhor. Com uma conexão de 2 megabits/segundo, o usuário nacional coseguiria completar apenas 2,6 gb (cerca de 65%) dos 4 gb transportados pelo pombo nas 3 horas de viagem.
Será que não está aí uma opção ecológica ao e-mail corporativo?
Fonte: Link - Estadão
http://fundodalatadelixo.blog.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário