segunda-feira, 14 de setembro de 2009

13 Curiosidades sobres os sonhos

1. Esquecemo-nos de 90% dos nossos sonhos

São apenas precisos 5 minutos após acordar para esquecer mais de metade dos sonhos. Normalmente, restam apenas 10% do sonho na nossa memória.

2. Os cegos também sonham

As pessoas que apenas se tornaram cegas depois de nascer, sonham com as imagens que se lembram. Os que nascem cegos utilizam as restantes sensações nos sonhos, como por exemplo o olfacto ou a audição.

3. Todos sonham

As únicas excepções são as pessoas que têm uma grande desordem mental. De resto, todas as pessoas sonham. Quando pensas que não sonhas-te, apenas te esqueces-te do sonho.
In Dream by Virus69 570x570 13 Curiosidades sobres os sonhos

4. Só sonhamos com rostos conhecidos

A nossa mente não inventa rostos logo todas as caras que vemos são conhecidas. Nos recantos do nosso cérebro temos milhares de caras gravadas e que só nos conseguimos lembrar nos sonhos ou através de psicanálise.

5. Nem todos sonham a cores

Anda por volta dos 12% a quantidade de pessoas que sonham a preto e branco. Na primeira metade do século XX, estudos concluíram que uma grande percentagem tinha sonhos monocromáticos. Após os anos 60, depois de ter sido inventada a televisão a cor, esta percentagem reduziu drásticamente. Tudo sugere que esta invenção tenha sido o factor principal para o aumento das pessoas que sonham a cores.

6. Os sonhos têm significados

Se sonharem sobre algum assunto repetidamente pode significar alguma coisa. Na maior parte das vezes os sonhos transmitem desejos, medos ou a continuação de acontecimentos recentes.

7. Emoções

A emoção mais experimentada nos sonhos é a ansiedade. É frequente termos sonhos com emoções negativas que positivas.
Dream about falling down by bucz 570x570 13 Curiosidades sobres os sonhos

8. Sonhos repetitivos

Enquanto que a maior parte dos sonhos são únicos, outros teimam a repetir-se vezes sem conta. Normalmente sonhamos a mesma história mas com ambientes diferentes.

9. Animais também sonham

Estudos às ondas cerebrais de animais enquanto estes dormiam provaram que eles também sonham. Uma excelente prova é este vídeo que recentemente invadiu a web. Além de engraçado também é a melhor maneira de mostrar que os animais também sonham.

10. O corpo paralisa

Rapid eye movement (REM) sleep is a normal stage of sleep characterized by rapid movements of the eyes. REM sleep in adult humans typically occupies 20-25% of total sleep, about 90-120 minutes of a night’s sleep.
O REM é o que evita que nos movimentemos como nos sonhos. Ou seja, sem o REM, se estivessemos a correr nos sonhos, o nosso corpo também estaria a correr em cima da cama. Porém, de vez em quando, este mecanismo falha e imitamos os movimentos dos sonhos, normalmente isto só acontece enquanto o cérebro acorda.

11. Percepção do exterior durante os sonhos

Por vezes, enquanto dormimos, incorporamos sons exteriores nos nossos sonhos. Por exemplo, se alguém estiver a ouvir música enquanto dormimos é normal que sonhemos que estamos num concerto a ouvir aquela música.

12. Homens e mulheres têm sonhos diferentes

Ao que parece, os homens sonham 70% das vezes com homens, já as mulheres dividem a percentagem pelos dois. Porém, os homens têm sonhos mais agressivos que as mulheres.

13. Sonhos que advinham o futuro?

Grande percentagem de pessoas acredita que os sonhos conseguem prever o futuro. Outras apenas pensam que o sonho é déjà vú da realidade.
http://www.cafecomformigas.com/sonhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário