Atualmente existem satélites no espaço tirando fotografias de tudo. Basta uma visita ao Google Maps para se ter uma boa idéia. Esse é um serviço civil, ao alcance de todos, agora imagine no meio dos serviços de inteligência militar.
Com tantas imagens de satélite no mundo ninguém quer parecer fraco, por isso uma alternativa mais barata do que se armar foi encontrada pelo exército russo. Eles contrataram uma empresa chamada Rusbal para criar cópias infláveis, em tamanho real, de equipamentos militares.
As cópias são muito bem feitas e copiam até mesmo a assinatura de calor das unidades de combate, enganando equipamentos infravermelhos.
Agora você deve estar pensando que isso é uma vergonha, que seria um papelão do exército russo. Táticas como essa já foram utilizadas na Segunda Guerra Mundial e na Guerra Fria por diversos países, para não permitir aos inimigos uma estimativa real do poderio militar da nação. A Rusbal criou uma linha de infláveis baseados em equipamentos militares ocidentais, para atender a grande demanda feita por nações do oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário