segunda-feira, 5 de julho de 2010

Logomarcas da Copa

Brasil 1950

Brazil 1950 logo design
Uma logo da época que não existia logo, tanto que na verdade esse é um cartaz com algumas características comuns às logomarcas. Nele dá pra ver um pé jogando bola com a bahia de guanabara ao fundo. Paulistas, não briguem, lembrem-se que o Rio era capital do país na época. Simpática, mas difícil de julgar.

Beleza: 4
Funcionalidade: 3
Conceito: 5

Suíça 1954

Switzerland 1954 logo design
A logo da primeira copa televisionada parece mais um selo, mas é elegante e discreta. Típico de um país neutro como a suiça. O mundo e a bola. Simples assim.
Beleza: 5
Funcionalidade: 5
Conceito: 7

Suécia 1958

Sweden 1958 logo design
O país que sediou nosso primeiro título não poderia ter escolhido uma logo mais amalucada. Temos elipses, fontes distorcidas, um maluco chutando e uma bola de duas cores que mais parece a nova logomarca brasileira pra 2014. Será uma fonte de inspiração?
Beleza: 3
Funcionalidade: 2
Conceito: 2

Chile 1962

Chile 1962 logo design
Mais uma logo-selo, um pouco difícil de julgar. Fica bonita em envelopes, mas muito complicada de aplicar em qualquer coisa. Tudo bem, era uma época em que identidade visual não era tão importante assim.

Beleza: 6
Funcionalidade: 2
Conceito: 5

England 1966

England 1966 logo design
E quem disse que inglês não entende nada de carnaval? Essa péssima escolha revela a falta de jeito dos britãnicos na hora de escolher sua marca. O selo, vá lá, tem uma bola, o brasão da seleção do país sede (hein?) e a taça, mas alguém me explica a bandeira no fundo?
Beleza: 2
Funcionalidade: 3
Conceito: 5

Mexico 1970

Mexico 1970 logo design
Finalmente entramos numa época em que logomarcas já eram logomarcas. Essa da nossa copa do tri é funcional simpática e colocou definitivament o modelo de bola com hexágonos e pentágono na moda. A fonte é meio grosseira, sugere algo mexicano, mas o resultado geral é bonito.

Beleza: 8
Funcionalidade: 8
Conceito: 6

Alemanha Ocidental 1974

West Germany 1974 logo design
Taí uma logo esquisita, parece ter sido feita pela parte oriental do país. Tudo bem, era uma época em que a Alemanha não se importava muito em passar uma imagem agradável e simpática para o mundo. Em plena guerra-fria a coisa não tava pra brincadeira. Simplesmente uma bola deixando um rastro de três faixas que lembram a bandeira do país.
Beleza: 4
Funcionalidade: 5
Conceito: 3

Argentina 1978
Argentina 1978 logo design
Vi algumas versões dessa arte sem o círculo de bandeiras em volta, o que deixou tudo muito mais bonito. Funciona. É simples, lembra uam taça, tem as cores do país, passa emoção por também simbolizar as manos de dios segurando a taça. Boa Hermanos.
Beleza: 8
Funcionalidade: 7
Conceito: 7

Espanha 1982

Spain 1982 logo design
Outra logomarca que fica melhor sem o círculo de bandeiras. Ela resolve o que não ficou muito claro na da Copa de 74, tem movimento e emoção. Uma boa logo.
Beleza: 6
Funcionalidade: 6
Conceito: 6

Mexico 1986

Mexico 1986 logo design
Os mexicanos tentaram reeditar a logo de 70, fazendo uma versão anos 80 para ela. Como quase tudo dos anos oitenta soou exagerada e brega. As duas faces do globo, apesar de darem movimento atrapalham bastante, mas confesso que a tipografia melhorou um pouco. Ah sim, sai o azul e entram as cores do país, deixando a coisa mais coerente.

Beleza: 5
Funcionalidade: 6
Conceito: 6

Italy 1990

Italy 1990 logo design
Uma das piores logos de todos os tempos, parece ter sido criada para enxergar em 3D. A as cores desalinhadas não ajudam na visualização e parecem ser fruto de um erro de gráfica. Não é à toa que a imagem mais conhecida dessa copa seja a do mascote, igualmente tosco.
Beleza: 2
Funcionalidade: 1
Conceito: 3

USA 1994

USA 1994 logo design
A Copa americana novamente traz a idéia da bola em movimento, porém, casando muito bem com a bandeira do país. Tem gente que odeia, mas apaesar de parecer um pouco dura, acho simpático o diálogo entre as listras vermelhas e azuis.

Beleza: 6
Funcionalidade: 8
Conceito: 7

France 1998

France 1998 logo design
Essa é a minha preferida, é simples, bonita, o sol-bola raiando no país levemente curvo, sugerindo o desenho do mundo é criativo e funciona muito bem com a bela tipografia. A Copa foi traumática, mas a logo é boa. Ponto pros franceses.
Beleza: 9
Funcionalidade: 9
Conceito: 10

Coreia e Japão 2002

Korea Japan 2002 logo design
Desenho arrojado e moderno, pronto para o século XXI, tudo a ver com o conceito que o novo e moderno oriente gostaria de representar naquela époica. O desenho ainda sugere alguns traços de nostalgia da cultura japonesa e coreana, o que dá charme ao trabalho.

Beleza: 8
Funcionalidade: 8
Conceito: 9

Alemanha 2006

Germany 2006 logo design
Lembra da logo dura e séria de 74? Olha que diferença. A logomarca de 06 trazia uma alemanha, feliz, simpática, hospitaleira e aberta para o mundo. Acho um pouco exagerada demais, com as cores da bandeira num canto, o troféabaixo, mas acho que cumpriu bem sua função de divertir e representar positivamente o país.
Beleza: 7
Funcionalidade: 9
Conceito: 9

South Africa 2010

South Africa 2010 logo design
Uma logo complexa, muitos elementos e cores. Babe um pouco na tradição da pintura africana, o que é bom, e prova que assim como o Bussunda é possível ser feio e coerente. Acho que ainda tinha gordura pra tirar, como a faixa azul e o desenho da taça, mas o conceito acaba justificando o resultado final.
Beleza: 6
Funcionalidade: 6
Conceito: 7

Brasil 2014

A única explicação que tenho para essa atrocidade é que ela faz alusão ao roubo da taça Jules Rimet da copa de 70.
O desenho de curvas feias com mãos verdes e amarelas agarrando algo, lembram o desenho da taça Copa do Mundo. Ou seriam pássaros tropicais? Ao lado uma ridícula tipologia vermelha (vermelha?) com o ano da Copa.
Beleza: 2
Funcionalidade: 4
Conceito: 2
Essa logo foi escolhida por um juri de notáveis que incluiam além de executivos da CBF, Oscar Niemeyer, Gisele Bündchen, Hans Donner, Paulo Coelhoe Ivete Sangalo. Minha conclusão é:

Incrível que Niemeyer tenha sido convidado para aprovar uma logo com curvas tão mal-feitas.
Incrível que Gisele tenha sido convidada para aprovar uma logo sem um pingo de charme.
Incrível que Hans Donner tenha sido convidado para aprovar uma logo sem degradê
Incrível que Paulo Coelho tenha sido convidado para aprovar uma logo sem nenhum conceito por trás.
Incrível que Ivete Sangalo tenha sido convidada para aprovar uma logo. Qualquer logo.
 http://fundodalatadelixo.blog.uol.com.br/

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