segunda-feira, 7 de maio de 2012

Volta ao mundo em 6 horas

Imagine-se pegando o metrô de São Paulo pela manhã para ir ao trabalho e 20 minutos mais tarde desembarcar no Rio de Janeiro. Acha isso impossível? Então conheça o ETT (Evacuated Tube Transport ou em tradução livre,Transporte de Tubo de Vaco).



O ETT já existe,e se consiste em tubos vedados onde o ar,resíduos e nem poeirinhas estão presentes e dentro desses tubos circulam cápsulas que têm um tamanho de 2 metros de diâmetro por 8 de comprimento e comportam confortavelmente até 6 pessoas,mas dependendo do tipo de carga a cápsula pode ser maior ou menor. As cápsulas chegam a 6.500Km/h por conta da falta de atrito com o ar.

Em uma velocidade de 6.500Km/h seria possível gastar apenas 45 minutos na viagem de New York a Hollywood e 6 horas de New York a China.


Segundo os engenheiros,"O projeto é mais econômico porque utiliza materiais de alta tecnologia,sustentáveis e gastão pouca energia". Se vermos só o tipo de tecnologia usada até que o preço é bem baixo,mas se olhar-mos para a economia em geral,o projeto se torna inviável: São 2 milhões de dólares a cada quilômetro,ou seja,um ETT de São Paulo ao Rio de Janeiro custaria aos cofres públicos cerca de 892 milhões de dólares,sem falar nos problemas e obras adicionais que poderiam encarecer o projeto,e outra: o projeto não significaria fim de filas e lentidão.


O mais certo seria esperar para ver se em um futuro próximo essa tecnologia fique com um preço viável e realmente vire a melhor opção. Se você quiser saber mais,visite o site da empresa responsável pelo projeto.
http://tecmi9.blogspot.com.br/2012/05/volta-ao-mundo-em-6-horas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário