sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quando a esmola é demais…

Todo produto ou serviço deve possuir uma promessa principal, ou, em termos mais técnicos, deve conter uma Unique Selling Proposition (Proposta Única de Venda – USP). A promessa principal é o benefício ou atributo mais importante no qual o diferencial do produto/serviço está alicerçado. É o item diferenciador em relação aos concorrentes e/ou “elemento” que serve para conquistar o cliente/consumidor. Em alguns casos a USP é algo abstrato, como a sensação de status provocada por algumas marcas de exclusividade.
Ainda, muitos atributos (características físicas dos produtos, componentes) são os garantidores dos benefícios e, dessa forma, devem ser comunicados ao mercado. A proposta única é o mantra pelo qual o produto ou serviço deve ser profetizado. É a essência do mesmo. Empresas ou marcas que mudam a promessa central com frequência tendem a perder a identificação e fixação da mente dos clientes. Também, os bens e serviços que exageram em promessas duvidosas ou numerosas, perdem a chance de manter posicionamento adequado e tornam-se alvo fácil para estratégias mais corretamente segmentadas e focadas.

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