quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Revista elege as mais incríveis imagens científicas de 2009


Células ciliadas do ouvindo interno. Quando o som entra no ouvido, faz com que estes cabelos se movam. O movimento é convertido em um sinal elétrico, que é enviado para o cérebro.

Aqui, microfios dentro dos tubos verde e laranja ligam duas baterias de 16 microeletrodos. Cada matriz é incorporada em um pequeno tapete de silicone. As matrizes de foram colocadas em dois pacientes na Universidade de Utah, que foram submetidos a uma cirurgia para acabar com eplepsia grave. As área numeradas são utilizadas para localizar a fonte de crises epilépticas no cérebro.

O Robo-Q resgata um homem “ferido” durante uma simulação anti-terrorismo em Tokyo. O robô foi concebido para recolher seres humanos em ambientes perigosos para bombeiros.

Vista do túnel principal de um depósito de resíduos nucleares subterrâneos na Hungria.

A natureza desencadeia uma chuva de energia com cinzas. Após permanecer dormindo por mais de 9000 anos, o vulcão Chaitén despertou, provocando relâmpagos. O vulcão, situado a 700 Km ao sul de Santiago, Chile, forçou a evacuação de 8000 pessoas da aldeia vizinha de Chaitén.

Duas sondas atletas atravessam o deserto da Califórnia. Elas estão testando terrenos extremamente acidentados ou íngremes para futuras missões lunares.

Ferrofluidos são feitos de minúsculos fragmentos de ferro magnético suspensos em óleo (muitas vezes, querosene).

Nesta imagem, o ônibus espacial Atlantis é visto em silhueta solar durante viagem, em 12 de abril de 2009.

Um cavalo trota ao longo de uma estrada de terra na Turquia. O que parece ser uma complexa carruagem é, na realidade, uma maneira de automatizar o processo delicado de treinar cavalos de corrida. O veículo ajuda o animal a manter o ritmo.

Imagens de satélite revelam partes de terra que foram abandonadas ao redor de Chernobyl, Ucrânia. As pessoas fugiram da região após a explosão de 1986. As terras desabitadas (partes que aparecem em vermelho e branco, à esquerda) foram cobertas de vegetação natural.

Uma das quinze incríveis fotografias climáticas extremas. Esta mostra um ativo tornado, numa foto tirada por Jim Reed.

Formigas em um formigueiro de laboratório são marcadas individualmente com pinceladas de tinta para ajudar os pesquisadores na Universidade do Arizona a acompanhar suas atividades.

Estas três cabeças representam a imagem em 3D da cabeça de um rato em desenvolvimento embrionário. As imagens foram criadas usando a reconstrução 3D de microscopia de alta resolução. O software usado pode visualizar ou detectar as diferentes estruturas dentro da cabeça.

NASA’s Lunar Reconnaissance Orbiter enviou suas primeiras imagens de volta à Terra em 30 de julho de 2009, depois de ativar suas câmeras de alta resolução.

Um supercomputador conhecido como Jaguar destronou o IBM Roadrunner, tornando-se o computador mais rápido do mundo. Entretanto, os pesquisadores já começam a trabalhar num outro computador 1000 vezes mais rápido do que o Jaguar.

A ferrugem e sujeira sobre esta velha moeda se transforma em uma “paisagem lunar” sob o microscópio. Encontrada enterrada na areia, a moeda tem valor de uma peça de arte abstrata.http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2009/12/07/revista-elege-as-mais-incriveis-imagens-cientificas-de-2009/

Nenhum comentário:

Postar um comentário