Os zoólogos ainda não desvendaram todos os mistérios genéticos que existem por trás da pelagem listrada que caracteriza a zebra. O padrão de cores alternadas funciona como um desvio de calor. Acredita-se que as litras podem desviar cerca de 70% do calor que atinge o corpo.
Caso você esteja vestindo uma roupa com listras de zebra em local movimentado, é quase inevitável que alguém o aviste, facilmente. Mas nas zebras as litras possuem estratégias diferentes: como elas vivem em rebanhos, os especialistas acreditam que a massa de listras possam confundir os predadores ao agir como ilusão de óptica que dificulta distinguir os espécimes individuais. Consequentemente, um grupo de 10 zebras pode parecer um gigantesco borrão listrado que um leão preferiria não encarar sozinho.
Mesmo que você não seja especialista em equinos, é fácil identificar uma zebra por sua pelagem branca e preta. Mas ela é branca com listras pretas ou o contrário? Bom, a genética é que determina a variedade de listras das zebras. As litras são como impressão digital, ou seja: cada zebra do mundo possui um padrão de litras diferente.Se você pesquisar em busca da resposta, não demorará a encontrar muitas explicações conflitantes.Os especialistas descrevem geralmente, a pelagem de uma zebra como “”PRETO COM LISTRAS BRANCAS”. Isso faz sentido, porque o padrão resulta de ativação de pigmentos (pretos) e de sua inibição (branco).
As zebras possuem o pelo preto, e as listras brancas ficam onde não existe pigmentação. Ao observar de perto, é possível confirmar que a maioria das zebras tem pele escura por sob o pelo.http://diariodebiologia.com/2009/11/as-zebras-sao-brancas-com-listras-pretas-ou-pretas-com-listras-brancas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário