sexta-feira, 2 de março de 2012

A carne mais cara e mais saborosa do mundo

wagyu2Animal da raça Wagyu (Foto: Reprodução)

Aposto que vocês estão pensando em algum animal exótico, alguma culinária diferente, mas não, a carne mais cara e mais saborosa do mundo é de um bovino. Porém não uma raça qualquer, o Wagyu (Gado japonês, em japonês) é uma raça originária do Japão, mas que está ganhando espaço no mercado pecuário mundial.

448933604_cff7a8c686_zA carne apresenta um alto grau de marmoreio (Foto: clkao)

O que torna essa carne tão saborosa e tão salgada, ou melhor, tão cara, é o grau de marmoreio, ou seja, a quantidade de gordura entre as fibras musculares, que deixa a carne mais macia e suculenta (foto acima). No Japão, os animais são criados confinados desde que nascem e recebem massagens diárias para espalhar a gordura na carne. Essa e outras mordomias incluem ainda, acupuntura, música clássica e dieta especial à base de cevada, isso mesmo, no Japão essas vaquinhas bebem até cerveja. De acordo com a reportagem da Veja, um boi chega a beber até 300 garrafas de cerveja por ano. Já no Brasil, onde a criação de Wagyu ainda está dando seus primeiros passos, os animais são criados a pasto e são confinados apenas alguns meses antes do abate. Já as massagens, são esporádicas.

Já o preço da carne de Kobe, como é conhecida no Japão, realmente surpreende. No Brasil, o quilo da carne, pode chegar até R$200,00, pois o seu grau de marmoreio ainda é baixo, em comparação aos animais criados no Japão, onde o quilo da carne é vendido por até mil dólares. E ai, ainda está achando que aquela bela peça de picanha está cara?

http://www.lardaveterinaria.com.br/2012/02/carne-mais-cara-e-mais-saborosa-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário