quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Realidade Aumentada, experimente !

A RA (Realidade Aumentada), já é uma realidade, a Elma Chips foi umas das primeiras empresa a utilizar esta tecnologia do Brasil de forma mais abrangente, mas empresas como a construtora Tenda, já estão usando esta tecnologia.
Para quem sabe RA pode ser definida como a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico (no caso a webcam), usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais.
Mas um caso que chamou a atenção é o da Toyota com o carro compacto iQ mini. E você pode fazer, basta ter uma webcam e seguir o nosso tutorial.
Mas caso não queria ou não possa fazer, veja o filme abaixo :



Vamos ao Tutorial :
Toyota IQ – aqui irão encontrar um download de um pequeno programa que funciona com dois padrões (disponíveis no site). Para usarem sigam os seguintes passos:
1º -entre aqui: http://www.toyota.co.uk/cgi-bin/toyota/bv/frame_start.jsp?id=iQ_reality
Uma vez que entrou no site encontra uma página onde vai ver um carro de perfil, o Toyota IQ, e um título, “iQ_REALITY”, embaixo deste título tem três botões, são eles “Demo”, “Download” e “Instructions”. Em “Demo” irá ver um vídeo demonstrativo da aplicação, em “Download” encontrará o download do software, e em “Instructions” tem as instruções do software (que em principio não deverá necessitar pois aqui explicamos tudo o que será preciso).
2º -clique em “Download”
Em “Download” aparecerá várias opções de download, para PC ou MAC e ainda uma opção para imprimir os “iQ_Cards” que serão os padrões para usar com o programa.
3º -imprima os 2 cartões clicando em “Print_iQ_Cards”


4º -faça o download (conforme sua plataforma)
5º -instale o programa
No fim da instalação terá duas opções, para abrir logo o programa e para iniciar um guia de início de programa, aconselhamos a optar apenas por abrir o programa.
6º -mostre os iQ_Cards à sua webcam
Ao mostrar os iQ_Cards à webcam irá aparecer: no padrão do símbolo da Toyota, um Toyota iQ irá surgir e andar numa estrada, o carro andará para onde inclinar a folha assim como virará também conforme os movimentos da sua folha; no iQ_Cards da silhueta do Toyota iQ aparecerá um Toyota iQ, que ao rodar a folha este se irá de desmontar.
NOTA: NÃO É NECESSÁRIO RECORTAR O PADRÃO DAS FOLHAS, PODERÁ USAR A FOLHA EM A4, INTEIRA, ISTO DEVERÁ FACILITAR-LHE O USO DESTA APLICAÇÃO


http://mundoconectado.net/?p=505

Nenhum comentário:

Postar um comentário