sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Templo da Verdade

A apresentação deste magnífico templo diz “Feito totalmente de madeira e preenchido com a verdade religiosa e filosófica, e mostra o que a civilização humana atingiu”. Está em construção há 30 anos, e levará cerca de mais 15 para ficar pronto, por este motivo a madeira já começa a se deteriorar sob o céu aberto.
É fascinante… Um edifício de madeira construído à mão.  Tem a altura de 100 metros, aproximadamente a de um edifício de 20 andares. Nele, artesãos tailandeses revivem o conhecimento de longa data dos mestres do século 17. Tentam mostrar o pensamento e a alma das culturas orientais. É a imagem da relação entre o homem, o universo e o sagrado.
O templo não representa nenhuma religião específica, mas é uma tentativa de combinar as tradições religiosas dos países vizinhos.  Tudo, absolutamente tudo é coberto com esculturas. Cada parte, cada recanto significa alguma coisa para a história do oriente e a cultura da Tailândia em particular.
Em um cartão de apresentação dado aos visitantes há um interessante texto referindo-se ao ocidente que nos leva a meditar. Diz: “Desde a época da Guerra Fria até hoje, o mundo está sob a influência da civilização ocidental, acentuada pelo materialismo e pela devoção a tecnologia avançada. Muitas áreas naturais foram degradadas, e os homens se afastaram de seus antigos valores de tal maneira que a moralidade e satisfação espiritual se tornaram irrelevantes para muitas pessoas.
O Templo da Verdade (Prasat Sut Ja-Tum) começou a ser construído por um excêntrico milionário tailandês chamado Lek Viriyaphan.
.


































.

http://olavosaldanha.wordpress.com/o-templo-da-verdade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário