O dia 30 de janeiro marca a estreia da primeira HQ genuinamente brasileira, “As aventuras de Nhô Quim ou impressões de uma viagem à corte”, publicada no periódico “Vida Fluminense” em 1869 por Angelo Agostini, cartunista ítalo-brasileiro cujo centenário de morte é celebrado agora em 2010. Não por acaso, o dia 30 de janeiro, popular amanhã, também marca o Dia do Quadrinho Nacional.
Aproveitando a data, O Livreiro resolveu dedicar este post às famosas “tirinhas”, irmãs menores das histórias em quadrinhos. O formato é antigo e quase sempre associado ao humor e às críticas sociais e políticas. Tudo sempre muito afiado, como você poderá conferir nas sugestões de blogs de gente criativa que selecionamos. Prepare-se para gargalhar e aproveite para comentar qual a sua tirinha preferida nas comunidades Histórias em quadrinhos, Gibis e mangas e Eu amo Mafalda.
Um sábado qualquer
Deus, o diabo, Adão, Eva e Caim. Todos juntos numa confusão hilária. Onde? Aqui.
Dr. Pepper
Aconselhável para quem gosta de uma piada “para maiores”, digamos assim. Veja.
Nadaver
Ele se auto-intitula “sua leitura obrigatória, facultativa e proibida”. Não entendeu? Nem a gente. Mas o “estilão” próprio das tirinhas merece a visita.
Irmãos Brain
Três bonequinhos (Ego, Superego e Id), inspirados nos estudos psicanalíticos de Freud que parecem tirados de um jogo de Lego, acabam sempre enrascados nos lugares mais loucos possíveis. Conheça os irmãos Brain e ouse não se deliciar com eles…
Brainstorm #9
O Brainstorm #9 é referencia de veículo online brasileiro independente sobre criatividade, inspiração, propaganda, comunicação digital. Mas o que nos interessa (pelo menos nesse post) são as tirinhas do publicitário mais sem noção do Brasil: o Mario.
Laerte
Laerte e sua tirinhas antológicas. Não conhece esse nome? Então é obrigação conhecer agora.
Pablo Carranza
O humor das tirinhas de Pablo Carranza está justamente nas situações do cotidiano que seus personagens estão envolvidos. Humor que vem da proximidade com a vida do leitor.
Ryot Iras
O bacana do Ryot Iras é que estamos falando de um coletivo. Tem tirinhas de estilos, técnicas e artes diferentes. Um blog diverso.
Vida besta
O desafio: entrar no blog Vida besta e não ficar apaixonado pela técnica colorida, com cara de grafite, do criador Galvão.
Bichinhos de Jardim
Um caramujo poeta, uma borboleta charmosa, uma joaninha geniosa, um minhoco ingênuo. Bichinhos como esses estão no blog Bichinhos de jardim, da blogueira Clara Gomes. A definição da própria para seu blog que acabou virando livro: “seres insignificantes que dialogam sobre questões insignificantes”. Modesta, ela…
http://olivreiro.com.br/blog/2010-01-29-dez-tirinhas-que-bombam-na-web
Nenhum comentário:
Postar um comentário